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ESPAÇO DA CRIANÇA

    O espaço da criança é uma área da Casa que ao ser construída, nos foi concedido um enorme presente.
Em nome do povo japonês, o governo do Japão nos elegeu para receber todo mobiliário e material necessário para equipar o espaço da criança.
  Nós, voluntários da Casa Transitória, somos muito gratos por esse presente e reconhecemos no povo japonês sua compaixão e consciência pela vida.
Durante cinco anos, tivemos a grata visita da equipe do Cônsul do Japão em nossas dependências, garantindo o bom uso de todo material que nos foi confiado em nome do povo japonês a quem realmente devemos a doação.

   Fortalecendo a missão da Casa, o programa de Educação e Capacitação se estende às crianças e jovens, filhos das gestantes ou moradores dos bairros vizinhos, por meio do Espaço da Criança “Anália Franco” que tem por objetivo promover o desenvolvimento integral da criança, fortalecendo-lhe a família, a escola e a comunidade.

    As atividades educativas são desenvolvidas através de oficinas ludo-pedagógicas e seus programas são aplicados através de projetos temáticos, além de duas brinquedotecas, uma biblioteca, uma sala de informática, uma sala de música e uma cozinha experimental.

    Essas oficinas não reproduzem a escola formal, mas ao contrário, vem complementá-la, através do desenvolvimento de atividades de pesquisa, experiência, realização, debates e convivência.

     Estando a proposta pedagógica em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente e com a atual concepção de educação, agora entendida como Educação Integral, busca-se com o Espaço da Criança:

- Fortalecimento do vínculo criança – escola – família;

- Diminuição da evasão escolar;

- Crianças com domínio de habilidades básicas, principalmente aquelas ligadas a leitura e a escrita, com capacidade de calcular e resolver problemas, com condições de descrever, interpretar e analisar fatos e situações, acessar informações e trabalhar em grupo;

- Formação de sujeitos autônomos, críticos, responsáveis, conscientes de seus deveres e responsabilidades;

- Formação de cidadãos, que compreendam a sua importância na comunidade - participativos e criativos.

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